Chamamos de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) o conjunto de estratégias e técnicas para dar suporte à comunicação de indivíduos que possuem qualquer tipo de limitação nesta área. Não só de autistas ou pessoas com outras condições do neurodesenvolvimento, mas também com condições adquiridas (sequelas de danos cerebrais, AVCs, doenças degenerativas, demência etc). É um público alvo bem heterogêneo, de várias idades e com diferentes necessidades, das mais simples às mais complexas.
O objetivo da CAA é assegurar que todos os indivíduos tenham acesso ao direito humano fundamental da comunicação.
Já existe um corpo robusto de evidências científicas demonstrando os benefícios da CAA: ela possibilita e amplia a participação do indivíduo no seu meio social, no ambiente educacional, em oportunidades de emprego, na autonomia e tomada de decisões e em atividades da comunidade. Também é um fator essencial para a saúde emocional. E não, não tornam o usuário “preguiçoso” ou menos capaz de aprender ou utilizar a fala.
Dispositivos móveis
Existem vários tipos de CAA, mas nosso texto de hoje vai focar no uso de aplicativos de comunicação em dispositivos móveis. Nas últimas décadas, o avanço da tecnologia foi notável e o aumento do uso de dispositivos móveis foi exponencial. Em 2014, pela primeira vez na história, o número de celulares e tablets ativos superou a população mundial e continua crescendo. O uso desses aparelhos causou um impacto enorme na comunicação de todos nós: da interação face a face ou utilizando mensagens escritas convencionais passamos a utilizar também de plataformas de comunicação (Facebook, Instagram, Twitter, etc.) que ampliaram o alcance da comunicação humana de um grupo relativamente pequeno de pessoas da nossa convivência a milhões de interlocutores em potencial, de diversos lugares, livre de restrições de tempo e de acessibilidade, que limitavam a interação pessoal. Além desse alcance inédito, passamos a utilizar recursos que não eram comumente usados para transmitir mensagens: imagens, vídeos, emojis.
Esse impacto foi muito maior para as pessoas com limitações na comunicação. Muitas delas, pela primeira vez em suas vidas, foram capazes de se expressar e de interagir com outras pessoas. Além disso, a disseminação do uso da tecnologia foi importante para a divulgação da CAA e para a aceitação social dos seus usuários (que, com esses dispositivos, não são mais assim tão “diferentes” de todo mundo!).
O uso de CAA em tablets apresenta algumas vantagens em relação a métodos mais tradicionais: é mais prático, pode ser levado facilmente de um lugar para outro, tem a vantagem da dica auditiva (porque “falam” e assim fornecem o modelo para a criança) e geralmente permitem customização com os elementos do ambiente de cada um. Ainda assim, o ideal é que as pessoas possam dispor de meios variados para se comunicar, como ocorre com todos nós. Como regra, há necessidade de vários ajustes ao longo do tempo.