“Alunos com deficiência atrapalham demais estudantes”

Texto originalmente publicado em 2021, em resposta ao então atual Ministro da Educação, que defendeu a ideia de que “alunos com deficiência ‘atrapalham’ demais estudantes”.


Há vários anos, eu ouvi de outra mãe que meu filho iria atrapalhar o aproveitamento escolar dos outros alunos da sala. 

Foi um soco no estômago. 

A sensação se repetiu essa semana ao ouvir o Ministro da Educação do meu país repetir a mesma frase. A diferença, dessa vez, é que ele não atingiu uma mãe fragilizada. 

A frase encontrou a mãe de um jovem autista que foi incluído e que está concluindo a faculdade de Ciências da Computação na USP. Encontrou uma mulher que estudou muito sobre inclusão escolar nos últimos anos e uma profissional que vivencia isso no seu dia a dia, que conhece os obstáculos, mas que tem plena certeza dos benefícios para TODOS os alunos.

O senhor Ministro da Educação defende salas separadas para alunos com deficiência. Ao invés de lutar pela necessária capacitação da equipe pedagógica e recursos para a área, ele defende o retrocesso, a segregação e o preconceito. Fica claro que não faz a mínima ideia do que é, de fato, a educação.

Que nossa indignação e repulsa possa repercutir em todos os cantos do país e contribuir para o debate democrático sobre os rumos que queremos tomar nos próximos anos.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

CRM 78.619/SP

Dra. Raquel Del Monde

É médica formada pela USP – RP (1993), com residência em Pediatria pela Unicamp (1996) e Treinamento em Psiquiatria da Infância e Adolescência também pela Unicamp (2013). Viu sua carreira mudar quando seu filho mais velho recebeu o diagnóstico de autismo em 2006. Desde então, vem se dedicando exclusivamente ao atendimento de pessoas neurodiversas, ao aprofundamento nas questões da neurodiversidade, e tornou-se uma ativista da luta anti-capacitista.