Velocidade de processamento é uma habilidade cognitiva que se refere ao tempo que uma pessoa demora para realizar uma tarefa mental. Em outras palavras, refere-se ao tempo necessário para uma pessoa entender (atribuir significado) e reagir (elaborar uma resposta) a uma informação recebida por qualquer canal sensorial (visual, auditivo ou outros).
A velocidade de processamento é um dos principais elementos envolvidos no processo cognitivo e, por isso, é uma das habilidades mais importantes para o raciocínio, a aprendizagem e a experiência.
Pessoas com boa velocidade de processamento tem grande habilidade para processar informações facilmente, de forma rápida e não consciente. Já pessoas com velocidade de processamento lenta demoram mais para realizar as mesmas tarefas, reagem com mais lentidão a informações simples do dia a dia (como na percepção de significados implícitos numa conversa, por exemplo) e podem ter mais dificuldades nas funções executivas (para planejar, estabelecer objetivos, tomar decisões, iniciar tarefas etc.).
A velocidade de processamento não está relacionada à inteligência
Condições do neurodesenvolvimento – como autismo, TDAH, dislexia e discalculia – podem estar associados à velocidade de processamento lenta ou deficitária. É importante ressaltar que a velocidade de processamento não está relacionada à inteligência. Inclusive, um dos meus pacientes com menor velocidade de processamento é justamente aquele que obteve a maior pontuação nas avaliações de QI entre todos que já atendi.
Não é incomum que pessoas com velocidade de processamento lenta apresentem um desempenho notadamente abaixo da sua capacidade intelectual em diversas situações. Não é raro que professores ou familiares fiquem desconcertados e mesmo decepcionados, achando que a pessoa apenas não se esforça o suficiente, por isso é importante o entendimento de que se trata de uma dificuldade real, que requer acomodações (a principal delas sendo maior tempo para execução de tarefas e atividades).
A velocidade de processamento é um dos aspectos avaliados nas avaliações neuropsicológicas. Psicólogos especializados em neuropsicologia são os profissionais aptos a avaliar essa habilidade e a oferecer técnicas de estimulação para melhorar essa função, aproveitando nossa plasticidade cerebral.